A Editora IFPR disponibiliza três novas obras em seu acervo

15-12-2023

A Editora IFPR anuncia o lançamento de três obras inéditas em seu acervo digital, ampliando ainda mais seu compromisso com o conhecimento e a disseminação de produções da comunidade acadêmica do IFPR.

As novas publicações abrangem temas diversos, unindo saberes populares na produção do conhecimento, questões ambientais do estado do Paraná e discussões acerca da práxis da geografia no IFPR. Venha conferir:

 

A Geografia no IFPR: Ensino, Pesquisa, Teoria, Prática e Ação:

Obra organizada pelos professores Dr. Diogo Labiak Neves e Dr. Leandro Rafael Pinto, ambos do Campus Curitiba, o livro apresenta experiências bem-sucedidas de docentes de Geografia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR). Ao destacar projetos de pesquisa e/ou extensão que integram a ciência geográfica com práticas de ensino, a obra visa contribuir para a integração de conhecimentos geográficos nas atividades dos docentes EBTT dos IFs. Com enfoque nas ações do IFPR, o livro oferece uma fonte valiosa para análise, debate e inspiração em instituições similares na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT).

Acesse a obra completa aqui

 

Chás: Dos Saberes Populares aos Conceitos Científicos:

Livro de autoria dos Professores Edneia Durli Giusti, Sandra Inês, João Paulo Stadler e a egressa do Curso de Licenciatura em Química do Campus Palmas Jeniffer de Abreu Pereira, este material didático aborda a relevância e uso histórico dos chás como bebida medicinal. Destaca-se a ligação entre as propriedades químicas das plantas medicinais e o ensino de Química Orgânica, enfocando a composição química das ervas, produção de extratos e benefícios à saúde. O objetivo é estimular o interesse dos estudantes, relacionando conhecimentos prévios sobre o uso de chás com conceitos de funções orgânicas. O material fornece atividades práticas, como experimentos em laboratório e coleta de plantas medicinais, visando à compreensão e identificação das funções orgânicas. Desenvolvido pelo projeto LADIEC, do Instituto Federal do Paraná, o material busca integrar ensino, pesquisa e extensão, oferecendo apoio ao professor para promover discussões sobre o uso de chás como prática popular e suas implicações químicas na saúde.

Acesse a obra completa aqui

 

Projeto Desastres Naturais do Paraná:

Livreto de autoria do Professor Dr. Ricardo Michael Pinheiro Silveira, à época no Campus Curitiba, atualmente na Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) e as egressas do Ensino Médio Integrado ao curso técnico em Petróleo e Gás do Campus Curitiba Maria Julia Hornig e Allany Lima de Souza, é resultado do projeto de pesquisa "Desastres Naturais no Estado do Paraná: Eventos Hidrometeorológicos Extremos, Suscetibilidade Geomorfológica e Impactos Socioambientais" (Projeto DNPR), desenvolvido no Instituto Federal do Paraná (Campus Curitiba) entre 2020 e 2021, buscou analisar a ocorrência de desastres naturais na região leste do estado. Com foco em fenômenos naturais, especialmente inundações e movimentos de massa, o projeto utilizou métodos que incluíram a caracterização de registros de desastres, limiares de chuva, processos morfodinâmicos, uso da terra e vulnerabilidade da população. Esta publicação apresenta uma síntese dos resultados, destacando produtos cartográficos e estatísticos, visando a divulgação de informações para o público especializado e a comunidade em geral. O projeto parte do pressuposto de que a prevenção de desastres naturais começa pelo reconhecimento das características e da dinâmica dos processos naturais, sendo crucial no âmbito científico-escolar.

Acesse a obra completa aqui