Confira os e-books das obras lançadas pela Editora IFPR em evento no dia 06/07

07-07-2022

No dia 06 de julho, no auditório da Reitoria, a Editora IFPR realizou o lançamento de quatro obras. Confira as obras na íntegra:

 

O Imperio das Províncias: O governo e a Oposição - um Episódio da Disputa pelo Ato Adicional de 1834

Escrita pelo Professor Dr. Judá Leão Lobo. Trata-se de uma obra de história constitucional com abordagem micro-histórica. Sobretudo pela análise de quatro artigos anônimos publicados em 1888, num jornal  paranaense, o livro ilustra questões político-constitucionais do Brasil imperial. Intitulados O governo e a oposição, os textos foram escritos pelo chefe de polícia, João Coelho Gomes Ribeiro, em defesa do presidente do Paraná. A discussão pública em que os artigos anônimos se inseriam era um breve episódio da grande disputa pelo Ato Adicional de 1834. Conservadores e liberais tensionavam o sentido do Ato, os primeiros com viés centralista e os segundos, regional. Além disso, as fontes provinciais permitem apreender uma prática costumeira. O governo central foi reconhecido intérprete e respaldado, nessa tarefa, pelo Conselho de Estado. Para o autor, o projeto centralista predominou ao explorar a dimensão interpretativa do direito e da constituição, mas sem eliminar a autonomia regional.

 

Pesquisa em Ciências Humanas: Práticas de Resistência na Educação Profissional e Tecnológica

Organizada pela Professora Drª Angélica Aparecida Antonechen Colombo, Professora Drª Júlia Glaciela da Silva Oliveira e Professor Me. Natan Gonçalves Fraga, expõem-se, através da obra, alguns projetos de pesquisa com êxito, desenvolvidos no IFPR, Campus Campo Largo, a fim de compartilhar a nossa práxis, enquanto docentes e pesquisadores da área de humanas, de forma indissociável do processo de ensino e aprendizagem, bem como visibilizar a resistência e luta na área da pesquisa científica perante a atual conjuntura de sucateamento que perpassa a ciência e a educação pública do nosso país para atender a uma agenda neoliberal.

 

Diálogos entre CTS e Educação Profissional e Tecnológica: Caminhos e Constribuições de Pesquisa

Organizada pela professora Drª Cintia de Souza Batista Tortato e pelo professor Dr. Lucas Barbosa Pelissari, trata-se de um conjunto de artigos que compartilham conhecimentos produzidos no âmbito do PPGCTS (Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade, reforçando o caráter público e democrático da pesquisa desenvolvida na pós-graduação do IFPR e, em especial, no Campus Paranaguá. A socialização desses novos conhecimentos é fundamental para ampliar a discussão sobre a EPT (Educação Profissional e Tecnológica) brasileira, sua história, princípios e desafios. Além disso, os textos contribuem para lançar novos olhares e construir aportes teóricos originais para a pesqui-sa sobre a educação profissional, apresentando como chave analítica as relações dinâmicas entre Ciência, Tecnologia e Sociedade trazidas à tona pelos estudos CTS.

 

A Geografia no IFPR: Práticas e Perspectivas

Organizada pelo professor Dr. Leandro Rafael Pinto e pelo professor Me. Diogo Neves Labiak, é o resultado do esforço coletivo de parte desses docentes de Geografia do IFPR, com a ideia de produzir um material que representasse um pouco das reflexões, produções, práticas e, por que não, angústias desses docentes. Os trabalhos representam 8 campi‌ da instituição, com artigos produzidos por 10 docentes de Geografia do IFPR e convidados.